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As UBS retomaram os agendamentos das consultas de outras especialidades, voltando à rotina normal de período pré-pandemia



Dois anos após o inicio da pandemia do novo coronavírus, no momento em que Guarulhos apresenta 2.814.961 (mais que o dobro da população) de doses da vacina contra a doença já aplicadas, a Prefeitura desativa nesta quinta-feira (24) as quatro Unidades de Combate a Covid-19 e Gripe (UCCGs), que começaram a funcionar em 30 de janeiro.


Os polos receberam, em espaços separados, pacientes que apresentaram sintomas gripais no momento em que o Brasil verificou um grande aumento no número de novos casos da doença em decorrência da chegada ao país da variante ômicron, além de um forte surto da gripe H3N2. Ao todo foram atendidas mais de seis mil pessoas durante esse período.


Fotos: Nicollas Ornellas/PMG



Localizadas em cada uma das quatro regiões do município, as UCCGs funcionaram junto às Unidades de Pronto Atendimento São João e Dona Luiza e às Unidades Básicas de Saúde Parque Cecap e Cidade Martins. Nesses dois meses, período previsto de funcionamento, cada uma atendeu a população com equipes médicas, sala de classificação de risco, de espera e de medicação.


Com 12 profissionais de saúde em cada unidade, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além de uma equipe de apoio formada por recepcionistas, administrador e auxiliar de limpeza, elas funcionaram todos os dias da semana das 7h às 19h.


O trabalho executado por essas quatro unidades deu suporte aos pacientes de síndrome respiratória aguda grave e, com isso, as UBS conseguiram retomar os agendamentos das consultas de outras especialidades, voltando à rotina normal de período pré-pandemia.


Fonte: Prefeitura Municipal de Guarulhos

A plataforma mereceu o sucesso adquirido graças a sua estratégia de marketing global




*Por Kauana Benthien


Com certeza você conhece a Netflix e o sucesso que essa companhia esbanja no mundo inteiro, correto? Em sete anos, a empresa expandiu seu negócio para 197 países. Apesar de parecer um curto período, a plataforma mereceu o sucesso adquirido graças a sua estratégia de marketing global, que inclusive pode ser utilizado para escalar seu negócio e torná-lo global também.



Linha do Tempo da Netflix:


  • 1997: Nasce a Netflix na Califórnia como um sistema de vendas por correspondências, era possível encomendar filmes e games via internet e um motoboy entregava e buscava na sua casa. O pagamento era feito por título locado.

  • 1998: Amazon tenta comprar a Netflix e empresa recusa. Atualmente a Amazon é a grande concorrente da Netflix com o Amazon Prime Vídeo.

  • 1999: É implementada uma taxa fixa para o consumidor assistir quantos filmes desejar.

  • 2000: Netflix propõe ser comprada pela Blockbuster por USD50 milhões e Blockbuster recusa. Blockbuster vem a falir logo em seguida.

  • 2003: 1 milhão de assinantes americanos.

  • 2007: 1 bilhão de DVDs alugados.

  • 2010: Estreia internacional no 1º país: Canadá.

  • 2011: Se separa dos DVDs e foca apenas no streaming online. No mesmo ano, a Netflix chega ao Brasil.



Atualmente a Netflix tem mais assinantes do que todas as plataformas de vídeo juntas, mesmo a Amazon possuindo grande parte do território asiático. Mas a que se deve esse sucesso? Pensar globalmente e agir localmente.


Em sete anos, a Netflix expandiu seu negócio para 197 países. Apesar de parecer um curto período, a plataforma mereceu o sucesso adquirido graças a sua estratégia de marketing global somado a visão global do seu fundador e CEO da Netflix, Reed Hasting, que foi capaz de tornar um produto capaz de atingir pessoas de diferentes partes do mundo e de diferentes perfis e também países que possuem diferentes leis, culturas, políticas e tecnologias.



Estratégia de globalização


A globalização é o processo de aproximação entre diversas sociedades e nações, pode ser no âmbito social, econômico, cultural e político sendo que esse é um tema que a Netflix entende bem. O sucesso no mundo se deu graças ao respeito pelas diferenças socioeconômicas e socioculturais de cada país e estratégias implementadas ao longo do tempo.


A Netflix não quis dominar o mundo de um dia para o outro, ela agiu geograficamente, iniciando pelo Canadá, país mais próximo do Estados Unidos, com costumes semelhantes e mesmo idioma, fazendo diminuir o choque cultural que poderia acontecer caso a empresa decidisse entrar em um país asiático, por exemplo.


Além disso, a empresa realiza fortes pesquisas de mercado antes de ingressar em um novo país, é muito cuidadosa com as ofertas de conteúdo que são analisadas de região por região e se limitam às restrições regulatórias de acordo com o país.


Por exemplo: A Netflix lutou por alguns anos para conseguir se estabelecer na China, comprometendo-se diversas vezes em respeitar as leis e os regulamentos chineses, porém sem sucesso: o país preza por empresas orientais e despreza determinados conteúdos da plataforma, que ainda não é permitida na China. Para a Netflix não deixar de lucrar nesse nicho milionário, o conteúdo original é negociado para companhias de mídias locais e distribuídos por elas.



Comunicação


A plataforma também é muito cuidadosa com a comunicação com o consumidor, afinal o que é interessante para uma cultura, pode acabar afastando a outra. Exemplo: Xuxa apareceu em um comercial para promover a série "Stranger Things", Inês Brasil promoveu a série "Orange Is The New Black" e teve até a música "Cilada" do grupo de pagode Molejo para promover a série "You".


Stranger Things. | Foto: Divulgação Netflix



Provavelmente se esses comerciais fossem transmitidos em outros países as pessoas ficariam sem entender nada...Por esse motivo a Netflix entrega para cada nação algo personalizado, para que cada usuário sinta que a plataforma corresponde com seus costumes e tradições.



Inovação


É outra característica marcante da Netflix. A plataforma nunca fica para trás e sempre entrega experiências novas aos seus usuários, o exemplo disso é o filme da série Black Mirror, em que o usuário pode interagir com cenas do filme em diversos momentos. A plataforma está sempre preocupada com avanços tecnológicos para aumentar a segurança e engajar ainda mais os usuários.


A última notícia do streaming é o serviço de jogos por assinatura que inicialmente foi testado em países como Polônia, Itália e Espanha: a Netflix Games em breve estará disponível em todo o mundo.


O profissional de marketing, assim como a Netflix, deve ter o dom da comunicação, saber debater com as mais diferentes nações de forma única e exclusiva, respeitar culturas, tradições e costumes, deve pensar globalmente e agir localmente de modo que consiga atingir o benefício mútuo entre os países envolvidos em cada negociação. Deve manter-se atualizado e inovando nas áreas de sua atuação com o objetivo de conquistar os envolvidos em cada operação. E, por fim, deve saber enfrentar as barreiras legais, tecnológicas, sociais e políticas sempre com aceitação e gentileza.



*Kauana Benthien A. Pacheco é formada em Negócios Internacionais e pós-graduanda em Big Data & Market Intelligence. É consultora de marketing para empresas de Comércio Exterior na ComexLand.

Para aliviar a solidão do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, houve um aumento na adoção de animais de estimação entre os brasileiros.



Para aliviar a solidão do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, houve um aumento na adoção de animais de estimação entre os brasileiros. Uma consequência direta desse comportamento é que os gastos com os cuidados com esses pets também cresceram. Entre 2020 e 2021, houve um salto de 129%. As informações são do Domestic View 2022, estudo realizado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.


Com a chegada de um novo companheiro, as famílias tiveram de adaptar seus orçamentos. As casas com animais de estimação passaram a gastar menos com alimentação dentro do lar (34%) do que aquelas sem bichinhos (37%). Também reservaram uma quantia menor para custos com serviços públicos – 13% versus 14%.


Em relação aos gastos diretos com os animais, os brasileiros despenderam 70% do orçamento reservado com alimentação – a porcentagem, porém, foi maior nas classes D e E: 79%. Despesas veterinárias aparecem com mais força na classe AB 18%, assim como os custos com acessórios e artigos de higiene (15%).


É válido destacar que, entre as sete praças estudadas pela Kantar, Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro foram as que reservaram a maior parte do orçamento doméstico para gastar com os animais: 4%.

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