Carregando ...
Notícias | Estacao i
top of page

Alex Sandro, do projeto social Família Grael é um dos destaques com o barco Bravo-GOFit, que vem do vice no 51º Circuito Rio.


Começa nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 12h, o Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano nas classes IRC e BRA-RGS que será realizado no Yacht Clube de Ilhabela (SP) e irá até o domingo, dia 22. Serão 40 barcos com cerca de 400 velejadores de todo país nas disputas de três dias pelo mar de Ilhabela.


Estão confirmados barcos de todo estado de SP (Ubatuba, Santos, Guarujá, Ilhabela), RJ, ES e RS e fortes nomes como Maurício Santa Cruz, pentacampeão Mundial por duas classes diferentes, bicampeão Pan-Americano na Rio-2007 e Guadalajara 2011 e com duas participações Olímpicas. Ele virá no carioca Danadão, atual campeão brasileiro da classe IRC em Búzios (RJ) 2019. Também estará na raia o gaúcho de São Leopoldo, Samuel Albrecht, pelo barco gaúcho Crioula 29. Albrecht estará em Tóquio-2021 em sua terceira Olimpíada na classe Nacra 17.


Os barcos santistas virão em peso, com o Rudá/Blue Seal, com títulos brasileiros no currículo, o Inaê Transbrasa e o Bravo-GOFit, de Jorge Berdasco que tem um velejador de origem humilde, oriundo do projeto Grael, em Niterói (RJ). Alex Sandro, apelidado de Piu Piu, é filho de empregada doméstica com despachante rodoviário. Não conheceu seu pai que veio a falecer quando tinha apenas um ano de idade. Sua mãe, Sandra, criou ele e seus dois irmãos sozinha em comunidade carente de Jurujuba, em Niterói (RJ).


Barco Bravo-GOFit durante o 51º Circuito Rio | Foto: Fred Hoffmann



"Em 2001, com 13 anos de idade, meus amigos me plantaram uma semente falando de projetos sociais próximos à comunidade, o Fernanda Keller e o Grael. Os dois ficavam bem em frente, me deparei com três containers e acabei entrando por engano no Grael e digamos que de lá nunca mais saí. Sou imensamente grato porque não tenho dúvidas que fez uma imensa diferença na minha vida. Aprendi a nadar, velejar, fazer manutenção dos nossos veleiros, sobre meio-ambiente, elétrica, eletrônica de veleiros e etc. Fui me destacando entre os alunos, recebi oportunidade para trabalhar fora do projeto. Por diversas vezes tentei parar por motivos sérios. O preconceito sofrido por ser morador de comunidade foi um deles e a falta de dinheiro também. Por várias vezes já saí para velejar sem café da manhã e sem dinheiro para o almoço Foram dias difíceis, mas enxergo como aprendizado, a escassez me fez contemplar e valorizar as coisas simples da vida. Entre 2005 e 2007 fiquei afastado da vela, fui trabalhar como cobrador de van", relatou Alex Sandro.


Em 2011 teve mais um ponto de virada na vida, a disputa da Cape Town Rio, regata que larga da África do Sul e chega no Rio de Janeiro, uma das mais difíceis do mundo. Junto com outros três membros do projeto Grael e mais três sul-africanos, se tornaram os primeiros brasileiros a vencerem a Regata: "Surgiram várias oportunidades depois desse resultado. Comecei a ministrar aulas de velejei com pessoas famosas do mundo náutico. A partir de 2013 comecei minha primeira atividade com alunos do projeto Grael. Queria retribuir o que fizeram para mim, dando oportunidades para quem estivesse iniciando. Fomos campeões em várias classes. Em 2017 abri minha empresa de aluguel de veleiros com um grande amigo. Hoje trabalho com isso, manutenção de veleiros e instrutor de vela".


Jorge Berdasco, comandante do Bravo-GOFit, enxergou o potencial de Alex Sandro e o tem como timoneiro do barco que foi vice-campeão do tradicional 51º Circuito Rio, do Rio de Janeiro, no começo de novembro: "Alex está no Bravo há três anos. Conhecemos por um amigo em comum. A história é bem bacana, de muita luta e superação, oriundo do projeto Grael. Ele vive no mar é de grande valia para nossa equipe", apontou Jorge destacando as chances de título no Brasileiro: "Estamos com expectativa boa. As condições em Ilhabela não nos favorecerem normalmente, mas vamos tentar ser a surpresa assim como fomos no Circuito Rio".


Ilhabela vem bem representada para o Brasileiro com o Xamã, do Yacht Club de Ilhabela, vice-campeão da 70ª Santos-Rio, buscando o troféu na IRC. Este barco foi abalroado ano passado na Baía de Guanabara e recuperado por dois caiçaras de Ilhabela especialistas em obras de barco após dois meses de trabalho. Na classe BRA-RGS, os barcos locais BL3Urca e Zeus buscam o caneco. O BL3Urca, comandado por Clauberto Andrade, paraense radicado em Ilhabela há 20 anos.


Além das classes IRC e BRA-RGS, estarão em disputa na 3ª etapa da Copa Suzuki as classes C-30, HPE25 e Bico de Proa. As inscrições seguem abertas pelo site do Yacht Club de Ilhabela.



Programação do Evento:


19/11 - Chegada dos barcos e preparação dos mesmos


20/11 - 12h - Primeira regata nas classes IRC e BRA-RGS


21/11 e 22/11 - 12h - Regatas do dia classes IRC e BRA-RGS



A 3ª Etapa da Copa Suzuki 2020, Campeonato Brasileiro IRC e BRA-RGS, contra com a organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio master da Suzuki Veículos, co-patrocínio do GOFit, e apoios da ABVO, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Service e FEVESP.

Problemas ambientais envolvendo o projeto para um autódromo do Rio impactaram decisão da categoria



A Fórmula 1 divulgou o calendário oficial da temporada 2021 com uma reviravolta no GP do Brasil: São Paulo aparece e ainda com uma data para a realização da corrida: 14 de novembro. Segundo o site RaceFans informou, "o circuito de Interlagos garantiu uma vaga no calendário da F1 de 2021, apesar da competição de um projeto rival no Rio de Janeiro". Informação que mais tarde foi confirmada pela próprio F1.


Imagem de divulgação F1



São Paulo e Rio de Janeiro vinham a muito tempo travando uma disputa para sediarem a corrida a partir do próximo ano. Mesmo tendo um dos mais tradicionais circuitos da categoria, falta à capital paulista falta à 'candidatura' da cidade o aporte financeiro que os cariocas dizem ter. São Paulo tem o 'ônus' de ser uma das duas provas da F1, junto de Mônaco, que não pagam taxa para a categoria para sediar uma corrida.


A detentora dos direitos comerciais da categoria, Liberty Media, apresentou no final de outubro um calendário mostrando o Rio de Janeiro como sede da etapa brasileira em 2021.


Porém, com a demora para a obtenção da licença ambiental para o início das obras, ficou claro que seria praticamente impossível construir uma pista em menos de um ano para receber a corrida no próximo ano.


A Liberty trabalha para manter o Brasil no calendário, pois o país é responsável por cerca de 20% da audiência mundial da categoria. A categoria vinha pleiteando junto a São Paulo o pagamento da taxa anual para receber a prova (algo que não vinha acontecendo nos últimos anos devido a um acordo feito pelo ex-detentor dos direitos comerciais, Bernie Ecclestone) e a saída do promotor Tamas Rohonyi, à frente do GP há mais de 30 anos. A confirmação da corrida em São Paulo depende da assinatura do contrato e confirmação da Liberty Media.



VEJA COMO FICOU O CALENDÁRIO 2021 DA F1

GP da Austrália - 21/03

GP do Bahrein - 28/03

GP da China - 11/04

GP 25/04 (A CONFIRMAR)

GP da Espanha - 09/05*

GP de Mônaco - 23/05

GP do Azerbaijão - 06/06

GP do Canadá - 13/06

GP da França - 27/06

GP da Áustria - 04/07

GP da Grã-Bretanha - 18/07

GP da Hungria - 01/08

GP da Bélgica - 29/08

GP da Holanda - 05/09

GP da Itália - 12/09

GP da Rússia - 26/09

GP de Singapura - 03/10

GP do Japão - 10/10

GP dos Estados Unidos - 24/10

GP do México - 31/10

GP do Brasil (São Paulo) - 14/11*

GP da Arábia Saudita - 28/11

GP de Abu Dhabi - 05/12


*confirmação depende da assinatura do contrato


Mesmo com o cenário provocado pela pandemia, casos de positivo detectado dentro da F1 e com a Europa voltando a se fechar em meio a uma segunda onda de casos de Covid-19, o CEO da categoria Chase Carey afirmou em diversas ocasiões que para o próximo ano queria chegar a um calendário "próximo do normal" mesmo com todo o cenário adverso. Inclusive para o próximo ano Carey espera contar com a presença de fãs nos autódromos.


"Estamos planejando para os eventos de 2021 com a presença dos fãs e uma experiência próxima do normal e esperamos que nossos acordos possam ser honrados. Provamos que é possível viajar com segurança e operar nossas corridas. Os promotores vem reconhecendo cada vez mais a importância de seguir adiante, lidando com o vírus".


"Na verdade, muitos promotores pretendem usar nossos eventos como uma plataforma que mostre ao mundo que estamos seguindo adiante. Estamos felizes ao ver a Arábia Saudita juntando-se ao calendário e igualmente animados pelo retorno às pistas que esperávamos correr em 2020".


Outra confirmação que aparece no calendário é a corrida do dia 25 de abril que aparece como "a confirmar" devido ao corte do GP do Vietnã. Segundo anunciado pela BBC Sport, a F1 estuda preencher esse espaço com uma prova em solo europeu. Três pistas são vistas como potenciais candidatas: Istambul, Ímola e Portimão.


A temporada 2021 da F1 está marcada para o dia 21 de março com o tradicional GP da Austrália e a última corrida do campeonato será dia 05 de Dezembro no GP de Abu Dhabi. Com 23 datas no calendário, a temporada será a maior desde a criação da principal categoria do automobilismo mundial.

Sucesso ao redor do mundo, a comédia Bill & Ted: Encare a Música marca o retorno da dupla formada por Keanu Reeves e Alex Winter aos cinemas


Com estreia nacional marcada para 5 de novembro, Keanu Reeves volta aos cinemas com "Bill & Ted: Encare a Música", o terceiro filme da franquia que foi sucesso em todo o mundo há mais de 30 anos.


Essa é a última parte da trilogia que fez muito sucesso nos anos 80, com "Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica" (1989) e "Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo" (1991). Se você não se lembra do que aconteceu nos filmes anteriores, vamos te ajudar contando um pouco.


Bill e Ted eram dois estudantes que não gostavam de estudar e repetiriam de ano se não conseguissem ter uma nota alta em um trabalho de história. A vida dos dois muda totalmente com a chegada de um homem vindo do futuro, que os convida para viajar no tempo e assim eles poderão fazer o trabalho conhecendo diversos períodos da humanidade.


Bill & Ted marcaram uma geração. Além dos dois filmes, a dupla também virou revista em quadrinhos, desenho animado e até videogame. 30 anos depois, a última parte da trilogia chega para encerrar a história, homenagear os fãs da série e conquistar um novo público.



Bill & Ted: Encare a Música | EUA | 2020


No novo capítulo da aventura, Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves) agora são adultos e pais de duas jovens, Billie (Brigette Lundy-Paine), filha de Ted, e Thea (Samara Weaving), filha de Bill. Enquanto lidam com a frustração de não terem escrito a melhor música de todos os tempos, eles têm a ideia genial de viajar para o futuro, para quando já tiverem escrito a música, e roubá-la de si mesmos... o que poderia dar errado? Ao lado das famílias, da inseparável amiga Morte (William Sadler) e de outras participações especiais, como o rapper Kid Cudi, eles farão o possível para encontrar a música perdida e salvar o mundo de uma catástrofe.


Em entrevista ao The New York Times, o ator Keanu Reeves afirma que adora o seu personagem e se sente “grato por ter tido a chance de interpretá-lo novamente”.


Foto: Divulgação


Elogiado pela crítica e público por conseguir equilibrar a nostalgia dos filmes anteriores com a renovação dos dias atuais, o filme já bateu 82% no Rotten Tomatoes (site que reúne de críticas dos jornalistas e público para produções de cinema e televisão), a melhor aprovação crítica de toda a trilogia. Além disso, o longa é apontado como uma das melhores comédias do ano, conquistando, inclusive, uma indicação ao People’s Choice Awards na categoria Melhor Filme de Comédia de 2020.


Com ocupação reduzida, poltronas separadas para garantir o distanciamento social, uso obrigatório de máscara facial e aumento do intervalo entre as sessões para higienização, os cinemas planejam sua reabertura respeitando os protocolos de segurança, para que todos possam aproveitar essa experiência da melhor forma.


bottom of page