Buscar

Banco de Alimentos recebeu mais de 48 toneladas de itens no primeiro trimestre

Inaugurado em 2001, o Banco de Alimentos do município foi um dos primeiros do tipo no país.

Foto: Banco de Alimentos. Divulgação Prefeitura Municipal de Guarulhos


O Banco de Alimentos de Guarulhos, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, recebeu nos três primeiros meses do ano doações de 48.473 quilos de alimentos. Os donativos são feitos semanalmente por parceiros, como redes de supermercados e indústrias, e servem para atender as 31 instituições cadastradas que participaram do chamamento público no ano passado. Eles também abastecem os três Restaurantes Populares de Guarulhos (Taboão, Macedo e Pimentas).


Inaugurado em 2001, o Banco de Alimentos do município foi um dos primeiros do tipo no país. Sua principal função é combater a fome e o desperdício, arrecadando alimentos fora dos padrões de comercialização, mas que estejam dentro do prazo de validade e em condições adequadas ao consumo. Entre os itens comumente doados estão frutas, legumes, verduras e alimentos não perecíveis.


"Com um alto número de famílias em situação de insegurança alimentar e o aumento dos índices de vulnerabilidade social devido à pandemia, o Banco de Alimentos se faz ainda mais indispensável para a garantia de direitos dos munícipes guarulhenses. É extremamente importante poder contar com a sociedade civil na doação de alimentos para distribuição entre a parcela mais vulnerável da população", afirma Alex Viterale, secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.


Pessoas físicas podem fazer doações diretamente no Banco de Alimentos (alameda Tutoia, 534, Gopoúva), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com pausa entre 12h e 13h para o almoço. Já empresas e produtores devem entrar em contato por meio dos telefones (11) 2472-5188/5185/5171 para organizar os fluxos de retirada e entrega.


Texto: Malu de Arruda

Fotos: Divulgação/PMG



#SOLIDARIEDADE