Carregando ...
F1 | GP | Interlagos
top of page
Buscar

Calendário 2021 da F1 mostra GP do Brasil em Interlagos

Problemas ambientais envolvendo o projeto para um autódromo do Rio impactaram decisão da categoria



A Fórmula 1 divulgou o calendário oficial da temporada 2021 com uma reviravolta no GP do Brasil: São Paulo aparece e ainda com uma data para a realização da corrida: 14 de novembro. Segundo o site RaceFans informou, "o circuito de Interlagos garantiu uma vaga no calendário da F1 de 2021, apesar da competição de um projeto rival no Rio de Janeiro". Informação que mais tarde foi confirmada pela próprio F1.


Imagem de divulgação F1



São Paulo e Rio de Janeiro vinham a muito tempo travando uma disputa para sediarem a corrida a partir do próximo ano. Mesmo tendo um dos mais tradicionais circuitos da categoria, falta à capital paulista falta à 'candidatura' da cidade o aporte financeiro que os cariocas dizem ter. São Paulo tem o 'ônus' de ser uma das duas provas da F1, junto de Mônaco, que não pagam taxa para a categoria para sediar uma corrida.


A detentora dos direitos comerciais da categoria, Liberty Media, apresentou no final de outubro um calendário mostrando o Rio de Janeiro como sede da etapa brasileira em 2021.


Porém, com a demora para a obtenção da licença ambiental para o início das obras, ficou claro que seria praticamente impossível construir uma pista em menos de um ano para receber a corrida no próximo ano.


A Liberty trabalha para manter o Brasil no calendário, pois o país é responsável por cerca de 20% da audiência mundial da categoria. A categoria vinha pleiteando junto a São Paulo o pagamento da taxa anual para receber a prova (algo que não vinha acontecendo nos últimos anos devido a um acordo feito pelo ex-detentor dos direitos comerciais, Bernie Ecclestone) e a saída do promotor Tamas Rohonyi, à frente do GP há mais de 30 anos. A confirmação da corrida em São Paulo depende da assinatura do contrato e confirmação da Liberty Media.



VEJA COMO FICOU O CALENDÁRIO 2021 DA F1

GP da Austrália - 21/03

GP do Bahrein - 28/03

GP da China - 11/04

GP 25/04 (A CONFIRMAR)

GP da Espanha - 09/05*

GP de Mônaco - 23/05

GP do Azerbaijão - 06/06

GP do Canadá - 13/06

GP da França - 27/06

GP da Áustria - 04/07

GP da Grã-Bretanha - 18/07

GP da Hungria - 01/08

GP da Bélgica - 29/08

GP da Holanda - 05/09

GP da Itália - 12/09

GP da Rússia - 26/09

GP de Singapura - 03/10

GP do Japão - 10/10

GP dos Estados Unidos - 24/10

GP do México - 31/10

GP do Brasil (São Paulo) - 14/11*

GP da Arábia Saudita - 28/11

GP de Abu Dhabi - 05/12


*confirmação depende da assinatura do contrato


Mesmo com o cenário provocado pela pandemia, casos de positivo detectado dentro da F1 e com a Europa voltando a se fechar em meio a uma segunda onda de casos de Covid-19, o CEO da categoria Chase Carey afirmou em diversas ocasiões que para o próximo ano queria chegar a um calendário "próximo do normal" mesmo com todo o cenário adverso. Inclusive para o próximo ano Carey espera contar com a presença de fãs nos autódromos.


"Estamos planejando para os eventos de 2021 com a presença dos fãs e uma experiência próxima do normal e esperamos que nossos acordos possam ser honrados. Provamos que é possível viajar com segurança e operar nossas corridas. Os promotores vem reconhecendo cada vez mais a importância de seguir adiante, lidando com o vírus".


"Na verdade, muitos promotores pretendem usar nossos eventos como uma plataforma que mostre ao mundo que estamos seguindo adiante. Estamos felizes ao ver a Arábia Saudita juntando-se ao calendário e igualmente animados pelo retorno às pistas que esperávamos correr em 2020".


Outra confirmação que aparece no calendário é a corrida do dia 25 de abril que aparece como "a confirmar" devido ao corte do GP do Vietnã. Segundo anunciado pela BBC Sport, a F1 estuda preencher esse espaço com uma prova em solo europeu. Três pistas são vistas como potenciais candidatas: Istambul, Ímola e Portimão.


A temporada 2021 da F1 está marcada para o dia 21 de março com o tradicional GP da Austrália e a última corrida do campeonato será dia 05 de Dezembro no GP de Abu Dhabi. Com 23 datas no calendário, a temporada será a maior desde a criação da principal categoria do automobilismo mundial.

bottom of page