Carregando ...
 
Buscar

Como investir na saúde dos funcionários?

O plano de saúde é o único modo de preservar a saúde dos colaboradores?



Oferecer planos de saúde para funcionários é uma alternativa de cuidado que muitas empresas adotam. Apesar disso, porém, existem outras formas mais efetivas de investimento no bem-estar dos colaboradores que podem, além de ser benéficas a eles, também ajudar no rendimento profissional da empresa. Investir, portanto, em diferentes formas de cuidado com os colaboradores da instituição é essencial para ambas as partes.


De acordo com a gestora de carreira e especialista em RH, Madalena Feliciano, "muitas empresas acreditam que oferecer mais benefícios aos funcionários além do plano de saúde é um gasto desnecessário. No entanto, não é bem assim". Isso porque, os custos de não dar atenção à saúde dos colaboradores são muito mais altos, haja vista os dias em casa necessários e os encargos a mais que isso pode gerar.


Além disso, vale ressaltar também que colaboradores que estão em um alto nível de bem-estar geralmente produzem mais. Desse modo, mais engajados e comprometidos, empresas que investem na saúde dos funcionários tendem a ter um negócio bem-sucedido.


Com isso em vista, prevenir e oferecer meios de permanecer bem com a sua saúde do profissional é muito importante. "Mais do que o plano de saúde, existem outras formas de se preocupar com o bem-estar dos funcionários", afirma Madalena. Confira abaixo alguns meios de promover uma empresa com colaboradores mais saudáveis e dispostos:


Home office e horário flexível: Às empresas que utilizam o formato de trabalho remoto, garantir a flexibilidade de horário é muito importante. Isso porque permite que o funcionário trabalhe em um horário melhor de acordo com a sua realidade.

Programa de atividade física, quick massage, academia, meditação, laboral: Mesmo aquelas instituições que não dispõem de espaço físico podem também oferecer meios de garantir a prática de bem-estar físico e mental.


Refeições e lanches saudáveis à vontade: "Proporcionar refeições saudáveis é muito importante para a saúde dos funcionários", alerta Feliciano. A alimentação é uma das melhores formas de se garantir uma boa saúde, por isso, investir em alimentos saudáveis pode gerar resultados incríveis para as empresas.


Apoio psicológico: "A pandemia foi um momento que mostrou a importância dos psicólogos para a saúde das pessoas. Haja vista que cuidar da saúde estende-se também aos cuidados com a saúde mental, oferecer formas de lidar com o estresse e ansiedade dos funcionários é uma ótima forma de promover um espaço de bem-estar.

Além dessas, as empresas devem oferecer formas de tratamento de acordo com a realidade dos seus funcionários. Vale também investir, caso necessário, em flexibilizações para as licenças maternidade e paternidade", explica a profissional.



#SAÚDE