Carregando ...
 
Buscar

Como manter a alimentação equilibrada para quem tem acima de 60 anos

Lista destaca as principais dicas para que idosos mantenham uma alimentação saudável



Ter um envelhecimento saudável é essencial para manter a qualidade de vida. Conforme os anos se passam e o corpo envelhece, é necessário ter maior atenção na ingestão de determinados nutrientes e adotar hábitos saudáveis. Não é uma missão impossível adquirir práticas como manter-se ativo, dormir um bom período, não fumar e limitar o consumo de álcool, fatores que ajudam a prevenir e controlar doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.


Também é primordial ter uma alimentação balanceada. Por isso, preparamos uma lista de dicas que visa contribuir com a saúde e a nutrição da população:


Manter uma rotina alimentar


O organismo precisa seguir uma boa rotina para garantir seu bom funcionamento. Por isso, é importante tentar realizar as três principais refeições do dia, ou seja, café da manhã, almoço e jantar, respeitando os horários da fome. Também é aconselhável evitar substituí-las por lanches, para garantir a ingestão dos nutrientes essenciais.


Isso não quer dizer que lanches estão banidos do cardápio. Pequenos lanches podem ser realizados entre os intervalos das refeições principais, como no período do café da tarde.



Consumo de proteínas


Para a manutenção ideal dos músculos e ter um corpo mais forte e resistente, é preciso garantir o consumo adequado de proteínas, que pode estar em todas as refeições do dia, mas nas refeições principais são consumidas as maiores quantidades, normalmente. Carnes, ovos, peixes, aves, leite e queijos são as principais fontes de proteína de origem animal, mas elas também podem ser encontradas em vegetais, como feijões, ervilha, grão-de-bico, lentilha, amendoim e nozes.





Hidratação


Essa dica é para todas as idades: beba água. A boa hidratação, ou seja, o consumo médio de dois litros de água por dia, é essencial para a saúde, melhora a aparência da pele, dos cabelos, e ajuda no funcionamento do intestino. Sucos, chás e sopas também podem ajudar a manter a hidratação em dia.



Consumo de frutas verduras e legumes


Consumir diariamente frutas, legumes e verduras, que são ricos em nutrientes, fibras e oxidantes, garante o bom funcionamento do organismo. É sempre bom lembrar que quanto mais colorido o prato, maior será a variedade desses alimentos, por isso vale sempre variar os tipos de frutas e vegetais consumidos ao longo da semana.



Imponha limites


Açúcar, sal e gordura dão sabor às refeições, mas seu consumo exagerado favorece o aparecimento de doenças. Então, é necessário ter atenção e reparar na quantidade de açúcar adicionada no café e em outras bebidas e alimentos, na quantidade de doces consumidos, assim como no teor de sal acrescentado na comida e na quantidade de óleo utilizado para cozinhar.


Reduzir o consumo aos poucos é uma ótima alternativa para acostumar o paladar e usufruir a menor quantidade possível desses ingredientes.



Cozinhe


Cozinhar é uma atividade que estimula os sentidos, pode ser muito prazerosa e é um ato de amor para si mesmo e para quem está ao redor. Com maior conhecimento culinário, é possível preparar refeições mais variadas, equilibradas, saborosas e rápidas, e colocar em prática todas essas preciosas dicas.





Compartilhe


Qualidade de vida é primordial para uma vida saudável, e manter pessoas queridas próximas é uma maneira muito agradável de alcançar esse objetivo. Sempre que possível, compartilhe a refeição com familiares e amigos, dessa forma, o momento da refeição pode ser muito mais prazeroso.