Buscar

Eva Wilma morre aos 87 anos, em São Paulo

Atriz havia sido internada no dia 10 de janeiro com um quadro de pneumonia e descobriu um câncer de ovário



Mais uma estrela fará parte do casting de grandes atores que passaram pela terra e fizeram historia : Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini, ou simplesmente, Eva Wilma.


A atriz Eva Wilma morreu aos 87 anos. FOTO: Divulgação


Atriz e bailarina, saiu da extinta TV Tupi para a TV Gobo, onde deu vida a personagens marcantes. Quase ninguém se lembra, mas a primeira atriz a fazer o papel das gêmeas Raquel e Ruth, de Mulheres de Areia, foi justamente Eva Wilma. Ela também foi Dinah, da novela A Viagem, em sua primeira versão. Protagonizou o seriado Alô, Doçura! (inspirado no sitcom americano I Love Lucy), ao lado de seu primeiro marido, o ator John Herbert.


Na Globo, interpretou personagens que oscilavam entre mocinhas e vilãs, sendo as mais marcantes, Márcia em Elas por Elas; a perversa Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque na novela A Indomada; a Dra. Martha no seriado Mulher; a Lucrécia em Começar de Novo; e a alcoólatra Fábia em Verdades Secretas.


Na verdade Eva Wilma começou sua carreira artística aos 14 anos como bailarina clássica, após ganhar aulas de patinação no gelo foi contratada pela empresa para participar do Holliday On Ice, um dos maiores festivais de patinação no gelo do mundo, mas foi proibida por seus pais. Quem ganhou fomos nós.


Em 1952 começou a dar vida aos personagens no cinema, o diretor italiano Luciano Salce convidou-a para fazer uma participação como figurante no filme Uma Pulga na Balança na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, simultaneamente, simultaneamente, participou do documentário do IV Centenário de São Paulo Se a Cidade Cantasse do diretor Tito Banini.


Representar e dar vida foi o caminho que mais trilho depois dai. Foram muitos filmes, novelas, seriados, mocinhas e vilãs. Foi protagonista de vários personagens, mas um câncer no ovário foi diagnosticado no dia 7 de maior de 2021. Eva Wilma, que tantas alegrias e emoções proporcionou com seus papéis, nos deixou no dia 15 de maio de 2021, no Hospital Israelita Albert Einstein, devido a uma insuficiência respiratória ocasionada pela disseminação do câncer pelo corpo.


O céu ganha mais uma grande estrela, a nós resta apreciá-la na certeza de que todos os personagens por ela vividos estarão sempre presente em nossa memória.