Carregando ...
top of page
Buscar

Lewis Hamilton é o novo parâmetro da Fórmula 1

Piloto inglês se torna o recordista isolado com 92 vitórias na categoria



Na corrida realizada no último domingo (25), o piloto Lewis Hamilton bateu uma marca que poucos acreditavam que um dia seria batida: o recorde de vitórias, que nos últimos 19 anos ficou nas mãos do alemão Michael Schumacher. Hamilton alcançou a marca de absurdos 92 triunfos no Autódromo Internacional do Algarve.


A pole no treino foi uma amostra do talento do inglês. Com os pneus médios e uma tática ousada que ele fez questão de garantir que funcionasse na pista. Hamilton saiu com mais gasolina e fez uma tentativa a mais que o companheiro Valtteri Bottas. Esta sensibilidade e a confiança no talento fazem toda a diferença na trajetória do hexacampeão na Fórmula 1. E a volta extra com os médios foi decisiva para que Hamilton largasse pela 97ª vez - outro recorde da categoria - na pole position. Mesmo com o aumento de corridas no calendário da Fórmula 1, parecia impossível alguém ameaçar as marcas de Schumacher.


O primeiro título de Hamilton veio logo na segunda temporada, em uma disputa inesquecível contra o brasileiro Felipe Massa. Depois disso, o piloto e a McLaren entraram juntos em uma entressafra, mas o inglês seguiu ganhando pelo menos uma corrida por ano - algo inédito na história da Fórmula 1.


Lewis Hamilton agradece o público em Portugal após conquistar sua 92ª vitória. Foto: Twitter Lewis Hamilton



Veio a ida para a Mercedes, em 2013. Parecia uma decisão arriscada, já que a equipe alemã estava longe de lutar por vitórias e títulos com regularidade. Mas Lewis acreditou no projeto apresentado a ele pelo saudoso tricampeão Niki Lauda. E deu certo!


Desde 2014 foram cinco títulos em seis anos - confirmando o de 2020, serão seis em sete. O único revés foi em 2016, quando Nico Rosberg o derrotou com todos os méritos - e se aposentou na sequência, tamanho o estresse a que foi submetido naquele ano.


Depois a Ferrari cresceu em 2017 e 2018 comandada por Sebastian Vettel. Só que, na hora em que tudo se complicou, Hamilton apareceu com sua genialidade. É sempre bom lembrar que o melhor carro não anda sozinho, e o trabalho do inglês, tanto no feedback com os engenheiros quanto na velocidade na pista, foi essencial para a Mercedes se manter no topo. E nesse trabalho em equipe, Hamilton começou a bater os recordes da Fórmula 1.


RECORDES ALCANÇADOS POR HAMILTON:

  • Único piloto a vencer pelo menos uma corrida em todas as temporadas que disputou.

  • Maior número de vitórias: 92

  • Maior números de poles: 97

  • Maior número de vitórias largando da pole: 57

  • Maior número de pódios 161

  • Maior número de "resultados perfeitos" (pole, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas) em uma temporada: 3

  • Melhor estreante da história, com nove pódios nas nove primeiras provas, quatro vitórias e seis poles Maior número de vitórias em um único GP, com 8 no GP da Hungria

  • Maior número de vitórias em pistas diferentes: 28

  • Poles no maior número de circuitos diferentes: 29

  • Maior número de largadas na primeira fila: 156

  • Maior número de corridas lideradas: 158

  • Maior número de corridas lideradas do começo ao fim: 22

  • Venceu 35% das corridas que disputou

Lewis Hamilton com o capacete que foi de Ayrton Senna | Imagem: Mark Thompson/Getty Images


Nós fãs brasileiros da Fórmula 1 nos apaixonamos por essa que é a maior categoria do automobilismo graças à Ayrton Senna. Hoje o piloto que começou a correr por causa dessa mesma paixão pelo Senna e que viu o brasileiro escrever seu capítulo na história agora pode escrever seu próprio capítulo. Nick Lauda, Senna, Prost, Schumacher e Vettel foram alguns dos responsáveis por escrever a história incrível que se mantém viva e mais popular do que nunca depois de quase 100 anos da sua primeira corrida. Fãs de F1 e fãs de esporte vão poder dizer para as futuras gerações que tiveram a honra de ver Lewis Hamilton em ação.

Comments


bottom of page