Carregando ...
 
Buscar

Nove novos hábitos para uma vida saudável em 2022

Separamos sete metas para ajudar no bem-estar e qualidade de vida em 2022



Começar o ano cuidando da saúde é muito importante. Desde os cuidados mais complexos como realizar exames preventivos de rotina e fazer um acompanhamento médico até os cuidados mais básicos que devemos ter no dia a dia como as mudanças nos hábitos alimentação, cuidados com a saúde mental e até mesmo com a vida financeira.

E como início de ano é uma época em que muitas pessoas aproveitam para refletir sobre os erros cometidos no ano anterior e impor metas para o novo ano que se inicia, foi pensando nisso que separamos sete metas para ajudar no bem-estar e qualidade de vida em 2022.


Confira a lista e use como base para montar as suas metas pessoais e lembre-se que para alcançá-las, só depende de você!


1. Sua saúde mental também importa

“Olhe para si com carinho. Olhe para o outro com devido valor. Humanize as relações. Tenha empatia. A nossa saúde mental também importa. Como eu costumo dizer: ‘o bem-estar em primeiro lugar’. Por isso, pratique sempre a humanização, seja para a sua equipe de trabalho, amigos, família ou, principalmente, para os desconhecidos, isso vai ajudar você a se sentir bem e cuidar de si também”, disse a especialista em desenvolvimento humano, Ester Gomes.

2. Visite o dentista a cada seis meses

“O dentista precisa ser visto como uma figura de prevenção e não somente para recuperação de danos. Por isso, o aconselhável é que as visitas ocorram a cada seis meses no mínimo”, explica dentista Reginaldo Jr.

3. Estresse e imunidade

A imunologista Flávia Cohen, da clínica FVC, afirma que há muitos estudos que demonstram o efeito do fator emocional sobre o sistema imunológico e, nesse sentido, o estresse e a ansiedade constantes favorecem o surgimento de diversas doenças. Segundo um artigo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse está relacionado a mudanças nos números de linfócitos presentes na corrente sanguínea. Trata-se de células que fazem parte do sistema imunológico e que são responsáveis pela destruição de micro-organismos invasores, como bactérias e vírus. “É fundamental que ocorra uma mudança de hábito que favoreça o fortalecimento do sistema imunológico, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Alimentação saudável, alimentação saudável, prática moderada de exercícios, bom período de sono e, se possível, exposição ao sol”, recomenda a especialista.

4. Não abra mão de proteger sua saúde bucal

“Infelizmente o que eu vejo é que a prevenção é algo muito pouco repercutido ainda. Quando é um paciente infantil, a periodicidade de 6 meses costuma ser bem respeitada, portanto muitos pacientes na fase adulta apenas buscam orientação para alguma perda precoce, contudo, exames de rotinas são fundamentais e podem evitar desde cáries ou até mesmo algo tão nocivo quanto o câncer bucal” -Diz o Dr. Márcio, CEO da I-Rio, Cirurgião Dentista formado em 1986 e palestrante.

5. Tenha atenção à sua saúde financeira

O consultor financeiro André Aragão, traz algumas dicas que parecem simples, mas que ajudam muito no seu planejamento financeiro. “É importante sempre analisar os gastos e caso você seja empreendedor, separar a pessoa física da jurídica. Gaste de acordo com seu padrão de vida atual, especifique suas metas, utilize ferramentas para acompanhas os seus gastos como planilhas, compare preços antes de comprar, pague à vista sempre que possível e defina seus objetivos financeiros. Também é muito importante se planejar a longo prazo.

6. Passe mais tempo com quem você ama

“A proximidade com as pessoas que você ama precisa fazer parte da sua rotina. Seja presencial ou virtual, cercar-se de pessoas que te energizam é algo poderoso, que traz benefícios não só para o seu vigor físico e mental, mas que também funciona como fonte geradora de novos estímulos positivos, que te impulsionam para o cumprimento de outras metas e objetivos. Quando estamos na companhia de pessoas que amamos, nos sentimos mais à vontade e confortáveis. Nesse momento, o cérebro liga uma "chave de escape", permitindo o descanso mental, fazendo uma clara a separação dessa vivência, com outras experiências que nos causam fadiga”, explicou dra. Adriana Lima, biomédica especialista em longevidade.

7. Faça um jardim

Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental. As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia; prevenção de irritações nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça; absorção de gases tóxicos do ambiente e auxiliar no controle da umidade,” explica Rayra Lira, paisagista.

8. Relações saudáveis

Segundo pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ter uma relação saudável com amigos e família, pode até prevenir doenças. Principalmente quando se trata de estresse, e o tanto que esse sentimentozinho pode ser prejudicial para a nossa saúde mental e física. A pesquisa acompanhou cerca de 2 mil pessoas, e a partir disso concluíram que ter uma vida sem muitas preocupações, discussões e motivos para picos de nervosismos, pode ajudar a proteger o corpo do paciente contra doenças crônicas - como diabetes - além de evitar a depressão; E é isso o que a Dra. Adriana Lima, biomédica especialista em longevidade, fala sobre hoje. “Um relacionamento vai muito além da parte sentimental, ele mexe com a parte química do seu corpo. Os benefícios, é claro, vem dos frutos de um relacionamento saudável, que deixa o seu corpo mais saudável também em consequência."

9. Comemore suas conquistas e seu futuro

“Entendendo que as suas conquistas e futuro não dependem um do outro. Olhar para si, enxergar seu potencial, recuperar valores perdidos vão fazer com que a vida, após o luto da separação, encontre um novo sentido. Crie novas memórias e dê um novo significado para sua rotina. Faça uma atividade, se desenvolva como pessoa, mude algo em você, ocupe seu tempo. A distração te ajudará. É importante você perceber que pode sim conquistar coisas independente de quem está do seu lado”. Orienta a escritora, teóloga e influenciadora digital, Gabriela Lopes, que acaba de lançar o livro “Não é só caos, há um recomeço”.




#SAÚDE #COTIDIANO #COMPORTAMENTO