Buscar

Veja como foi a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começaram oficialmente nesta sexta-feira (23), depois de terem sido adiados em razão da pandemia da Covid-19.


Vista interna do estádio durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão — Foto: Frank Gunn/The Canadian Press via AP



Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi aberto oficialmente nesta sexta feira, com muito simbolismo, sem perder a visão do momento em que o mundo vive, cheio de incertezas.


PRINCIPAIS MOMENTOS DA FESTA:


• Queima de fogos que deu inicio à festividade;


• Destaque do treinamento solitário que os atletas tiveram que imprimir para poderem participar desta Olimpíada;


• Homenagem aos milhões de mortos pela Covid-19;


• Dançarinos sob efeitos especiais e acrobacias;


• Desfile das equipes, apesar de reduzida, teve muito entusiasmo por parte dos que estavam presente, com a Grécia abrindo o desfile, como é a tradição;


• A equipe olímpica de refugiados também fez parte do desfile, assim como carregou a bandeira olímpica no final da abertura dos jogos;


• A delegação brasileira foi representada por quatro pessoas, mas com muito vigor e samba no pé; os porta-bandeiras Bruno Rezende (voleibol) e Ketleyn Quadros (judô) foram acompanhados pelo Chefe de Missão Marco La Porta e por mais um oficial administrativo.


• O juramento olímpico foi modificado, assim como o lema dos jogos, citando a diversidade.



Ketleyn Quadros e Bruno Mossa carregam a bandeira do Brasil durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão — Foto: Odd Andersen/AFP



MOMENTO EMOCIONANTE


Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a apresentação de artistas de diferentes partes do mundo que interpretaram “Imagine”, de John Lennon. A escolha também foi uma homenagem à Yoko Ono, artista japonesa e viúva do ex-beatle. A apresentação virtual e individual contou com representantes de cada continente: Angelique Kidjo, Alejandro Sanz, John Legend e Keith Urban.



Neste momento o novo lema das Olimpíadas fez mais sentido do que nunca: MAIS RÁPIDO, MAIS ALTO, MAIS FORTES, JUNTOS. Um momento em que o mundo vive o mesmo problema, a mesma doença e corre junto para um mesmo lugar:

"Espero que um dia você junte-se a nós...E o mundo viverá como um só."


Vista aérea durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão — Foto: Athit Perawongmetha/Reuters



Outra forte simbologia vista na festa de abertura foi o momento em que atletas dos cinco continentes, passam a bandeira Olímpica para os verdadeiros heróis no combate a Covid.



#OLÍMPÍADAS #ESPORTE