Gigantes multinacionais de diversos setores já fecharam seus negócios na Rússia, entre elas: Warner, Disney, Visa, Boeing, Apple e Google
A sanções para a Rússia não param. Após o país começar a guerra contra a Ucrânia, dezenas de empresas multinacionais se posicionaram contra a ofensiva militar lidera pelo presidente russo, Vladimir Putin.
Hoje (10), décimo quarto dia de ataques, marcas como Google, Starbucks, Ford, Nike, Apple, Visa e Mastercard encerraram ou impossibilitaram a compra e venda de produtos em território russo. Cada anúncio que é feito por uma gigante tem forte impacto não só sobre os consumidores russos, mas também na economia, como por exemplo, a Bolsa de Valores de Moscou que durante mais de um dia não realizou operações. Na última quinta-feira (3), a moeda russa registrou uma queda história de 30%.
Nike e Apple seguiram a mesma estratégia. Ao tentar adquirir produtos nas lojas online das duas empresas em território russo, os clientes veem a mensagem de: "indisponíveis no momento".
"Tomamos uma série de ações em resposta à invasão", declarou Apple em comunicado, segundo o jornal Financial Times.
Já a Ford, anunciou recentemente, a paralização de suas operações, sem previsão de retorno, na Rússia. A montadora ainda divulgou em comunicado oficial, que irá doar 100 mil dólares (cerca de R$ 513 mil, segundo a cotação do dia) para assistência humanitária na Ucrânia.
Ainda no setor automotivo, a Hyundai vai interromper a produção de carros na sua fábrica localizada em São Petersburgo. A paralisação ocorrerá por causa da falta de fornecimento de materiais para a montagem dos carros. Um anúncio muito parecido com este foi também pelo pela empresa francesa Renault. ExxonMobil e Shell também suspenderão atividades no país.
A Boeing, maior empresa de aviação de mundo, anunciou suspendeu seus serviços de apoio às companhias aéreas russas e suas operações em Moscou.
Em comunicado, um porta-voz da Boeing. informou que "Suspendemos as operações importantes em Moscou". Ele ainda acrescenta que "Também suspendemos os serviços de peças, manutenção e apoio técnico para companhias aéreas russas".
Já o Mcdonald's, irá encerrar as atividades de seus 850 restaurantes na Rússia. Na última terça-feira (8), filas gigantescas foram vistas do lado de fora de algunas unidades do Mcdonald's por todo o país.
Confira as empresas que anunciaram a suspensão ou interrupção de atividades/serviços na Rússia: *lista atualizada em 09/03/2022 às 08:30*
Facebook
Visa
Google
H&M
Booking.com
FedEx
Twitter
Netflix
Unilever
Shell
Apple
Intel
ExxonMobil
Embraer
Ford
Loreal
Mastercard
Renault
Toyota
Disney +
Volkswagen
Sony
DHL
Microsoft
Tik Tok
Accenture
Youtube
Puma
Spotify
Warner Bros.
AirBnB
Amazon
instagram
KPMG
Coca-Cola
McDonald's
Pepsi
Starbucks
American Express
Heineken
Nestlé
Comments