Carregando ...
Mercado de transformação digital deverá abrir 15 mil novas vagas nos próximos meses
top of page
Buscar

Mercado de transformação digital deverá abrir 15 mil novas vagas nos próximos meses

Sete novos cursos na área de tecnologia têm como meta direcionar a contratação de 80% dos profissionais formados



Uma recente pesquisa divulgada no mês de abril apontou crescimento de 182%, em 2021, nas contratações de profissionais que atuam com tecnologia da informação, se comparado com o ano anterior.


Além disso, o levantamento feito pela startup de recrutamento Geek Hunter constatou um aumento de 136% na oferta de vagas, com potencial crescimento para este ano de 2022. A expectativa do setor é de que mais de 15 mil novas vagas de trabalho para profissionais que atuam com análise de dados e habilidades em tecnologia da informação sejam abertas ainda este ano.

Com a retomada da economia e o crescimento das oportunidades no modelo híbrido muitas empresas estão tendo dificuldades de contratar estes profissionais, que tiveram um crescimento da média salarial.

A visão completa das demandas de mercado faz com que as carreiras de transformação digital gerem oportunidades de salários que vão de R$ 3.500, podendo ultrapassar R$ 20 mil.

"E a tecnologia está cada dia mais acessível. No entanto, o grande gargalo para o crescimento das empresas está na falta de profissionais preparados para atender a esta demanda", explica o CEO da Átile Digital, empresa que atua na área de tecnologia, Denis Valente.


“O mercado aquecido da tecnologia busca pessoas pensantes, que tenham a capacidade de apresentar formas de customizar uma ferramenta e como agregar valor a ela”, reforça Denis. A Átile, além de atuar no mercado de tecnologia, também aloca colaboradores em empresas de clientes que possuem vagas disponíveis.


Profissionalização é a chave


Pensando no aquecimento deste mercado, o Centro Europeu, tradicional escola de profissões de Curitiba, está lançando uma grade de transformação digital com sete novos cursos na área de tecnologia. São eles: analista de CRM, analista de pré-vendas (SDR), gestor de tráfego, cientista de dados, full stack digital marketer, desenvolvedor de aplicações e master mind disruptivo.

“As novas tecnologias auxiliam empresas na automatização de processos e esta mudança amplia em grande escala o atendimento a clientes e consequentemente traz melhores resultados, desenvolvendo novos métodos, com a implantação de ferramentas corretas para a necessidade de cada negócio”, afirma Ronaldo Cavalheri, CEO do Centro Europeu.

Os cursos são voltados para todo e qualquer profissional que tenha interesse em atuar ou saber mais sobre desenvolvimento da estratégia digital, gestão de tráfego, análise de dados, otimização da taxa de conversão, análise de dados e performance, tecnologia de marketing, CRM e automação, entre outras.

Os cursos têm uma carga horária média de 120 horas aulas por curso e começam já no mês de setembro.

Entre os professores estão Francisco Tramujas, head de marketing e vendas; Carlos Diogo de Oliveira, desenvolvedor com formação na área de sistemas de informação; Boby Vendramin, designer e top dez mundial do elementor hub; Taísa Gruber, engenheira mecânica com atuação na área de servidores de internet; Ediney Giordani, profissional com atuação em marketing digital, entre outros nomes.

O foco, segundo Ronaldo, é dar oportunidade a profissionais de diversas outras áreas, mas que buscam um reposicionamento de carreira, e novas profissões com formação ágil e com alta demanda de oportunidades.


"A oportunidade que estamos trazendo é o ingresso do mercado de tecnologia, além da melhoria da renda e oportunidade de construção de carreira. Este é o nosso principal objetivo", reforça.


Parceria


Átile Digital será uma das parceiras do Centro Europeu nessas novas formações profissionais, trazendo todo o seu know how e mapeamento das necessidades dos empregadores nesta área. A empresa tem como meta direcionar a contratação de 80% dos profissionais formados pelos cursos. "O grande objetivo da Atile com a metodologia Centro Europeu nos cursos de transformação digital está em criar uma incubadora de talentos, já que temos como meta a contratação de 80% dos profissionais formados para a Atile e também para os nossos clientes e parceiros", antecipa Denis.

A Atile oferece soluções personalizadas de acordo com a demanda e necessidades específicas de cada empresa.

A gestora de RH da Átile, Flávia Braz, explica que a oportunidade surgiu com a dificuldade de encontrar profissionais prontos nesta área. “Mesmo com a expansão do trabalho remoto é muito difícil encontrar um profissional de tecnologia pronto, com as características e os conhecimentos específicos necessários. Por mais qualificados que estivéssemos para o recrutamento, o tempo para encontrar o candidato certo era de 4 a 5 meses, ainda assim com ressalvas”, conta Flavia Braz.





bottom of page