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Por que investir em um ambiente de trabalho saudável é importante?

Você acredita que o seu local de trabalho proporciona um ambiente saudável?




Por Guilherme Santos



Quando o despertador toca, você fica animado e empolgado para executar as tarefas do dia ou percebe uma dor de cabeça começando só de imaginar os conflitos que vão surgir na empresa? E levando em consideração essa realidade, você acredita que o seu local de trabalho proporciona um ambiente saudável?


A resposta para essa pergunta pode fornecer insights poderosos sobre como criar um lugar tranquilo e que promova os valores e a cultura da sua empresa.


O local de trabalho é onde passamos maior parte do dia e quando somos contratados, criamos expectativas em relação a ele. Contudo, para garantir a perfeita execução das demandas, é essencial contar com um ambiente saudável.


No entanto, quando as condições não são favoráveis, influenciam diretamente no humor do colaborador tornando a rotina mais difícil e cansativa. Em consequência, faz com que o trabalho não seja tão produtivo como deveria.



Como ter um ambiente saudável


O meio empresarial conta com muitos fatores até atingir o sucesso e para que isto ocorra, é importante fazer alguns investimentos, inclusive desde os cargos mais baixos aos mais altos da empresa.


Um dos investimentos mais importantes para o crescimento do negócio é a preocupação com a qualidade do ambiente de trabalho. Desde que as empresas entenderam que colaboradores mais felizes e motivados produzem mais e melhor, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho passou a ser um dos investimentos do meio corporativo.


Diante da relevância desse assunto fica claro a importância de atentar-se ao clima organizacional na sua empresa e manter um ambiente saudável e construtivo.

Empresas inovadoras como Google, Apple e Microsoft investem em salas dinâmicas e espaços de descontração. Dessa forma, as pessoas podem passar um tempo, relaxar e quando voltarem ao trabalho estarão mais revigoradas e dispostas.


Foram essas empresas que deram início à estratégia de salas mais dinâmicas em relação às demais. Atualmente no Brasil já existem algumas instituições que investem no bem estar dos funcionários e mesmo não sendo uma realidade tão difícil, esse processo ainda está engatinhando.


Portanto, se o local for bem estruturado os resultados serão mais positivos. Por fim, impactando o desenvolvimento da criatividade, oferecendo flexibilidade nos horários de trabalho, melhorando a comunicação interna, concentração, produtividade e reestruturando emocionalmente aqueles que trabalham diretamente com o público.

Quando uma organização decide investir na comunicação entre funcionários e superiores, promover segurança, saúde e bem estar alinhando com sustentabilidade, fica mais fácil alcançar um ambiente de trabalho saudável.



A importância de um ambiente saudável


A qualidade de vida no trabalho não é importante apenas para as empresas que buscam colaboradores mais produtivos e motivados. Mas também é fundamental para os próprios profissionais que querem evoluir como pessoas e crescer em suas carreiras.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um ambiente de trabalho saudável é importante por três razões:

  1. Tratando-se de ética empresarial, é fundamental que os trabalhadores se sintam à vontade em suas posições;

  2. Qualquer empreendedor está ciente de que a felicidade dos seus funcionários se reflete na sua produtividade. Portanto, se queremos melhores resultados, o conforto no trabalho é essencial;

  3. Por lei, respeitar o trabalhador e desenvolver um bom ambiente de trabalho é avançar na legalidade. Ainda mais porque os direitos humanos não são apenas um conceito moral e ético.

Boas condições, desenvolvimento de relacionamentos e a obediência às leis trabalhistas são algumas das ações que fazem com que o colaborador tenha mais prazer de estar na empresa. Dessa forma, isso aumenta a qualidade do ambiente de trabalho.



Boas relações fazem parte do ambiente saudável


A empresa onde trabalhamos é quase uma segunda casa, não é mesmo? São horas e horas compartilhadas com os colegas de trabalho que fazem parte da rotina. Pois empresas são feitas por pessoas, por isso, organizações que têm colaboradores motivados, engajados e felizes apresentam melhores resultados.


E para que tudo isso aconteça, é necessário que o clima organizacional seja satisfatório. Assim como investir em boas relações sociais está diretamente ligado à satisfação e rendimento dos colaboradores.


É importante que o líder tenha um bom relacionamento e conheça bem a sua equipe. Da mesma forma, saber quais são as paixões, forças, fraquezas e dons de um funcionário faz com que ele saiba a sua importância. Além de ter o conhecimento necessário para desenvolvê-lo.


E quando falamos em criar um ambiente de trabalho saudável não podemos deixar de fora a criação e fortalecimento da cultura do diálogo. Pois com um diálogo aberto, os líderes podem conhecer melhor seus liderados, mostrar a eles a sua devida importância e assim motivá-los, tornando-os mais produtivos e criativos.


Construindo uma comunidade para impactar os negócios


Em muitos casos, um ambiente de trabalho saudável parece mais uma comunidade do que corporativo. Com gestores e colegas que se importam com o trabalho um do outro e demonstram compaixão quando algo dá errado. Além de ser melhor trabalhar em um lugar assim, o ambiente é importante para o moral do funcionário, trabalho em equipe e satisfação do cliente.


A professora de Gestão da Universidade de Wharton, Sigal Barsade, estudou profundamente ambientes de trabalho e cultura com foco em cultura emocional. Ela afirma que o entendimento de emoções compartilhadas no trabalho tem um impacto importante nos resultados das empresas.


O impacto do sentimento de pertencer a uma comunidade em um ambiente de trabalho é muito importante para fortalecer o Employer Branding. Pois colegas que confiam uns nos outros, com condutas de companheirismo corporativo e têm os mesmos valores, demonstrando respeito mútuo, são mais leais uns aos outros e à empresa. Do mesmo modo, a lealdade e senso de pertencimento impactam na produtividade da equipe, o que se traduz em resultados.



Estimular atitudes positivas


Estimular a positividade é algo que influencia diretamente no trabalho. Ajudar sempre que possível, evitar reclamações, encarar obstáculos como desafios alcançáveis estão entre as atitudes que transformam o ambiente de trabalho de forma positiva. Pode não parecer muito, mas agir dessa maneira ajuda, inclusive, no relacionamento entre os stakeholders do seu negócio.



Rotina de Feedbacks


Uma das práticas que mais contribuem para a construção de um bom ambiente de trabalho é o feedback. É normal que, às vezes, com a correria do dia a dia e o trabalho duro, surjam alguns momentos de estresse e atrito entre as pessoas.


Mas é preciso garantir que isso não se propague por muito tempo ou afete a conduta profissional dos colaboradores. É nesse momento que o feedback cai muito bem. Seja como for, trabalhe para que toda a sua equipe não tenha medo de fornecer retornos imediatos para os colegas, tanto os negativos, quanto os positivos.



Incentivar o bom relacionamento entre os colaboradores


Mostre para todos os colaboradores que é possível ter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, eliminando a competitividade excessiva.


Saiba que eventos externos ajudam a construir esses relacionamentos. Estimule almoços de time e a prática do happy hour depois do expediente para maior integração. Além de ajudar a fortalecer os laços de toda a equipe, isso cria motivação para que todos tenham um bom relacionamento no trabalho.



Comemorar as conquistas


A vida profissional não precisa ser resumida às exaustivas horas de trabalho. Pequenas pausas são necessárias para aliviar o estresse. Assim como comemorar as conquistas diárias, sejam elas grandes ou pequenas é uma boa alternativa. Também ajuda na motivação da equipe como um todo, que sempre vai querer buscar novas metas.



A saúde mental no local de trabalho


Por último e não menos importante, não podemos deixar de pontuar a importância da saúde mental no local de trabalho. Mesmo ainda vista como tabu, o bem estar na empresa é fundamental em uma sociedade que passa mais tempo no trabalho do que em casa.


Dinâmicas em grupo, confraternizações, coffee breaks são algumas formas de evitar transtornos mentais entre seus colaboradores. Além de contar com palestras motivacionais e atividades voltadas à melhoria do clima organizacional. Assim como também é importante manter o equilíbrio em tempos de crise. E investir em melhorias é demonstrar a preocupação em oferecer sempre o melhor aos profissionais. Sendo assim, um bom ambiente de trabalho é capaz de melhorar consideravelmente os resultados da equipe.

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