Carregando ...
home office | trabalho | pandemia | covid-19
top of page
Buscar

Como fazer seu home office ser mais produtivo

O home office passou a fazer parte da vida de muita gente. Confira algumas dicas para tirar o melhor dessa experiência



Ir ao cinema, ao teatro, em shows, sair para visitar amigos, ir ao churrasco da família, pegar ônibus, metrô e trem, são hábitos tão comuns que agora são lembranças de uma época para a qual queremos voltar o quanto antes. Os filmes de ficção que a indústria do entretenimento gosta tanto de nos entregar, e a gente de assistir, virou nossa realidade, e não vemos a hora de sair disso e voltar para o nosso mundo real.


Além de tudo que foi listado acima, o que talvez mais tenha sofrido maior mudança em nossa rotina é o modo como estamos trabalhando. A pandemia provocada pelo novo coronavírus nos levou a uma nova realidade e apresentou a muitas pessoas o conceito de home office.


Se você ainda não está familiarizado com essa expressão, ela significa “escritório em casa”, na tradução literal para a língua portuguesa. Esse sistema de trabalho já estava sendo adotado gradativamente no Brasil em algumas áreas, mas agora se tornou uma necessidade. Muitas empresas que não planejavam implantar essa alternativa tiveram que se adaptar e abraçar o home office.


Talvez a grande dúvida seja: Como manter a produtividade em um ambiente no qual não estamos acostumados a trabalhar?



Pensando nisso, separamos 5 dicas para você trabalhar de casa e não perder o foco:


  • NÃO TRABALHE DE PIJAMA Home office exige disciplina, profissionalismo e foco. Trabalhar de pijama pode colocar tudo isso em jogo e diminuir sua produtividade, fazendo você relaxar em excesso. Acorde cedo, tome um bom café da manhã, coloque uma "roupa de trabalho" e comece o seu dia mantendo sua rotina.


  • TENTAÇÕES POR TODOS OS LADOS Quando você menos espera já está assistindo TV, jogando vídeo game, ou colocando a leitura em dia. Para fugir dessas tentações crie um mini escritório, ou um ambiente de trabalho o mais profissional possível. Se possível, tire da tomada a TV e outros aparelhos que possam roubar sua atenção. Se você mora com outras pessoas, avise que você estará trabalhando em determinado horário e que não poderá ser atrapalhado.

  • PARE PARA DESCANSAR Pausas são essenciais para o seu trabalho render, por isso lembre-se de a cada 30 minutos fazer um break, não muito longo, para relaxar um pouco. No seu ambiente tradicional de trabalho você iria ao banheiro, beberia um copo de água ou uma xícara de café, e conversaria com colegas de trabalho sobre amenidades. Faça isso também em casa. Levante, vá ao banheiro, dê uma volta pela casa, mande mensagem ou ligue para um amigo. Essa pausas te ajudarão a render mais no trabalho, pois seu cérebro também precisa descansar.


  • NÃO TRABALHE ATÉ TARDE Um dos principais vilões do home office é o aumento do fluxo de trabalho. Você pode acabar trabalhando até 12 horas por dia sem perceber, bem mais do que trabalharia em seu ambiente tradicional. Você acaba trabalhando mais, porque não precisa se preocupar com o horário que irá chegar em casa. É importante se policiar quanto a isso, e seguir a risca o seu expediente. Não deixe tarefas para depois do horário.

  • TENHA UMA LISTA DE TAREFAS Uma das principais vantagens do home office é a liberdade em produzir com menos cobranças, mas essa liberdade pode fazer você se esquecer de tarefas importantes. Por isso, assim como no escritório, ter um checklist em casa é fundamental. Não esqueça de colocar no papel todas as suas tarefas diárias e os prazos. Seu dia renderá muito mais e você não deixará nada passar.



Essas são apenas algumas dicas de como criar um ambiente legal e ser produtivo, mesmo fora do seu ambiente tradicional de trabalho. E lembre-se, o home office não é um mar de rosas, muitos desafios irão surgir e cabe a você se adaptar. Boa sorte!

bottom of page