Carregando ...
Notícias | Estacao i
top of page

Pesquisa revela os hábitos de consumo de streaming no Brasil e no mundo


Foto: Unplash



Com a pandemia, a receita da grande maioria dos negócios caiu significativamente. Não foi o caso da Netflix. Com o lockdown ocorrendo em grande parte do país, uma das poucas opções de lazer no confinamento das casas, eram assistir filmes e séries via streaming. Isso fez com que a receita da Netflix tivesse um forte crescimento, num valor de mais de 47% no último ano, totalizando mais de U$ 2,7 bilhões de dólares.


É o que revela um estudo realizado pela plataforma de desconto CupomValido.com.br que compilou dados da Statista e JustWatch sobre os serviços de streaming. Os brasileiros estão em 2ª lugar entre os que mais utilizam serviços de streaming no mundo, somente atrás dos Estados Unidos. Em seguida ficam Reino Unido e Alemanha, em terceiro e quarto lugar, respectivamente.




As plataformas de streaming mais usadas no mundo


A Netflix é a plataforma de streaming mais usada no mundo, com 53,5% do total de usuários. No último ano, mais de 36 milhões de pessoas se tornaram assinantes da plataforma, que atingiu mais de 200 milhões de assinantes no total.


Em segunda posição fica o Amazon Prime Video, com 12,6%. Em seguida ficam as plataformas Hulu (6,3%), Apple TV+ (3,9%), HBO Max (3,6%) e Disney+ (3,6%).


O mais impressionante é que ao levar em consideração todos os 195 países do globo, o Brasil fica em 3º lugar como um dos países em que os serviços de streaming é o mais barato. Somente a Argentina e a Turquia possuem mensalidades mais baratas que no Brasil. Só para efeito de comparação, o custo da Netflix na Suíça, é mais que o triplo que os brasileiros pagam mensalmente.




As preferidas dos brasileiros


Segundo o estudo, a Netflix é a plataforma mais utilizada no Brasil, com 31% de participação de mercado. Em segundo lugar fica o Amazon Prime Videos (24%), e em terceiro lugar, a recente lançada Disney+ com 12% de participação de mercado. Os 3 principais tipos de séries preferidos pelos brasileiros são: drama (47,8%), ação (18,3%) e comédia (16%).


Com relação ao preço, praticamente todas as plataformas trabalham com várias categorias, desde a mais básica até a mais completa. As diferenças vão desde a qualidade do vídeo, até a quantidade de dispositivos com acesso simultâneo. Comparando somente os planos mais básicos os preços variam de R$9,90 a R$37,90. A Apple TV+ e o Amazon Prive Video são as plataformas com os preços mais competitivos, com o valor mensal de R$9,90 cada. Na Netflix o plano mais básico custa R$25,90 por mês.


Ao assinar um único serviço de streaming, o valor do plano é consideravelmente menor que os serviços de TV a Cabo. Porém, quem for assinar mais de um serviço, o valor total no mês pode pesar no bolso.


Quem desejar assinar todos os 11 principais serviços de streaming presentes no Brasil, vai ter que desembolsar o valor de R$ 221 por mês (nos planos mais básicos) e R$ 337,30 por mês (nos melhores planos).

Fonte: Statista, CupomValido.com.br, JustWatch

A chegada da nova identidade da empresa controladora do grupo Facebook viralizou com a opinião dos internautas sobre o assunto



Mark Zuckerberg durante anúncio do nome do Facebook: Meta. Reprodução: Facebook



O Facebook vem sendo um importante agente no processo de construção do chamado “metaverso”. A intenção dessa revolução tecnológica é unir elementos digitais com o mundo físico focando na experiência dos usuários e apesar de ser um projeto recente, já podemos dizer que no “metaverso” seria possível, por exemplo, ter seu próprio avatar para interagir com outros usuários online.


Em outubro, Mark Zuckerberg anunciou o rebranding do grupo Facebook, que agora recebeu o nome de Meta, uma referência clara ao “metaverso”. O objetivo é formar um elo entre o mundo real e o virtual, revolucionando nossa noção de consumo, sociabilidade e entretenimento.


Por esses motivos, a Decode, empresa de client acquisition e consulting do grupo BTG Pactual, buscou respostas na web sobre a repercussão desse novo avanço tecnológico na rede social.


Obviamente, diante de uma notícia dessas, o assunto se espalhou rapidamente, alcançando 50,7 milhões de pessoas no digital. Além disso, a mudança foi muito comentada em diversos lugares do mundo, como podemos observar pelo Twitter, onde o termo “Meta” se posicionou nos trending topics em 59 países.



Diversas informações sobre a “nova” empresa foram publicadas em 1.138 matérias, nos últimos 30 dias. Analisando somente aquelas que foram compartilhadas no Facebook, percebemos que a maioria dos usuários reagiu de maneira sarcástica em relação a novidade (86%), enquanto 6% ficaram surpresos, 5% amaram, 2% manifestaram raiva e 1% demonstrou tristeza.


Ainda analisando o Facebook, realmente parece que grande parte dos internautas não levaram o anúncio a sério, uma vez que 55% deles fizeram alguma piada com o nome ‘Meta’, enquanto 22% criticaram, 8% demonstraram receio ou medo das novas tecnologias, 6% estão com altas expectativas e anseiam pelas inovações e 3% acharam o logo criativo.


Uma das teorias levantadas na internet, afirma que a decisão de investir no desenvolvimento do “metaverso” teria sido uma forma da empresa detentora do grupo Facebook “desviar” de diversas críticas recentes envolvendo algumas de suas políticas. Além desse cenário conturbado, a controladora do grupo também tem experienciado uma contínua queda no volume de acessos em sua plataforma Facebook, desde 2017:




Média mensal de tráfego orgânico do Facebook Brasil:

  • 2017 - 478.759.888

  • 2018 - 400.503.842

  • 2019 - 355.337.160

  • 2020 - 253.862.744

  • 2021 - 232.671.816


Comparando o período entre 2017 e 2021, as visitas ao site caíram pela metade (-51,4%).



Apesar do interesse pela plataforma ter decaído, o interesse pelo 5° homem mais rico do mundo sofreu efeito contrário: em 2017, a média mensal de buscas por ‘mark zuckerberg’, no Google Brasil correspondia a 49.500 enquanto, em 2021, totalizam até o momento 135.000. Veja o crescimento ao longo dos anos:

  • 2017 – 49.500

  • 2018 – 74.000

  • 2019 – 75.000

  • 2020 – 110.000

  • 2021 – 135.000


Apesar de ser considerada um passo importante para o mundo da tecnologia, a Meta envolveu uma série de polêmicas sobre sua identidade. Entre elas estão:

  • A reivindicação da Meta PC pelo nome que afirma ter registrado 2 meses antes de Mark Zuckerberg e agora exige U$20 milhões pela patente;

  • O caso da Startup alemã que lançou o aplicativo ‘M-sense’ para tratar enxaqueca, o qual o fundador afirmou temer que sua startup sofra com desconfiança no compartilhamento de dados pelos usuários.

  • O caso da agência de marketing latino-americana, MilleniumGroup, que também pretende entrar com ações legais nas cortes dos Estados Unidos contra a gigante da tecnologia por causa do logo parecido.



A apresentação de Zuckerberg apresenta para o mundo não apenas o rebranding do Facebook mas também é um modo de anunciar que o grupo está pronto para levar os usuários a um futuro ainda mais integrado, tecnológico e próximo dos filmes de ficção científica.

Além da cantora, mais 4 pessoas também morreram na tragédia



É com muita tristeza que informamos a morte da cantora Marília Mendonça hoje em um acidente de avião na zona rural de Piedade de Caratinga (309 km a leste de Belo Horizonte, em Minas Gerais). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Além do piloto também estavam no avião o produtor, o assessor e o tio da cantora. Não há sobreviventes.


Segue a nota oficial do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais:

"O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que nesta sexta (5), ocorreu a queda de uma aeronave de pequeno porte, modelo Beech Aircraft, na zona rural de Piedade de Caratinga. O CBMMG confirma que a aeronave transportava a cantora Marília Mendonça e que ela está entre as vítimas fatais".


A 'Textos Mais Ideias', assessoria da cantora também divulgou uma nota oficial:

"Com imenso pesar, nós, assessoria de imprensa da cantora Marília Mendonça, confirmamos a sua morte, de seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e co-pilto do avião - os quais iremos preservar os nomes neste momento. Nesta sexta-feira, 05 de novembro, o avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga/MG, onde Marília teria uma apresentação esta noite. De momento, são estas as informações que temos."


Fica aqui nossa solidariedade à todas as famílias.

bottom of page