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A PGB 2021 entrevistou 12.498 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 7 e 22 de fevereiro de 2021.



8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o mais importante levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, revela como o isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 impactou o consumo de jogos eletrônicos: de acordo com a pesquisa, 75,8% dos gamers brasileiros afirmam jogar mais durante o período . Fruto de uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, a PGB 2021 ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano. "No ano passado, fizemos a pesquisa de campo pouco antes do isolamento social, em fevereiro de 2020. Com a leitura atual, temos o real impacto ano versus ano que a pandemia gerou na forma de consumo de jogos digitais e hábitos durante este período", destaca Guilherme Camargo, sócio-CEO do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM.

De acordo com o estudo, 72% da população do país afirma jogar jogos eletrônicos. A situação imposta pela pandemia fez com 51,5% dos jogadores realizassem mais sessões de partidas online com amigos. "Além disso, 60,9% do público afirma ter consumido mais conteúdo relacionados a jogos, e 42,2% disseram ter investido mais dinheiro em jogos durante o período de isolamento social", destaca Camargo.


Dados gerais sobre a Covid-19. Divulgação PGB 2021 - 8° edição



"À medida que passamos a ficar mais tempo em casa, o hábito de jogar se tornou mais recorrente e ganhou ainda mais espaço em nosso dia a dia. O distanciamento social se reflete no aumento de interesse em torno da experiência de jogar online, já que foi uma das poucas opções viáveis em tempos de confinamento", analisa Carlos Silva, Head de Gaming na GoGamers.

Sexo, classe social, etnia e idade: o perfil do gamer brasileiro

Historicamente, a PGB mostra que as mulheres são maioria entre a comunidade gamer no Brasil. Na 8ª edição não foi diferente: 51,5% do público de jogos eletrônicos do país é feminino. Esta forte presença está relacionada ao tamanho do mercado de smartphones, onde existe uma dominância das mulheres (62,2%).

Embora a principal classe social dos jogadores no Brasil seja a média-alta (B2), com 27,6%, com os smartphones se consolidando cada vez mais como principal plataforma de jogos no Brasil, é possível identificar uma ascensão das pessoas de classes sociais baixas e médias (C1, C2, D e E) entre o público gamer, representando quase metade dos consumidores de jogos no país (49,7%, na soma).


Perfil do Gamer. Divulgação PGB 2021 - 8° edição


Novidade desta edição, a PGB mapeou a etnia dos jogadores brasileiros: quase metade do público se identificou como branca (46%), enquanto outra grande parcela se identificou como parda ou preta (50,3%, na soma). Em relação à faixa etária, a maioria do público é adulta, com 22,5% possuindo entre 20 a 24 anos e 18,6% entre 24 e 29 anos.

O público de 16 a 19 anos representa 10,3% dos respondentes, enquanto pessoas de 40 anos ou mais de idade constituem 18,9% dos gamers no país. Por questões de ética, o estudo não entrevista menores de 16 anos de idade. Toda essa população, no entanto, é considerada em uma seção especial (Pais, Filhos e Games), dedicada a entender o perfil de consumo desse público pela ótica de seus pais.

Smartphones avançam na democratização dos jogos

Seguindo a tendência dos anos anteriores, a 8ª edição da PGB mostra que a maioria dos brasileiros (41,6%) ainda prefere jogar nos smartphones. Os consoles domésticos ocupam a 2ª colocação, com 25,8% de preferência, seguidos pelo computador, em 3º, com 18,3%. Além disso, quem joga no celular joga mais: 40,8% do público afirma jogar todos os dias - nos consoles, essa porcentagem é de 15%, enquanto nos computadores é de 19,6%. Tal comportamento pode ser explicado por fenômenos econômicos e culturais. "O smartphone oferece o melhor custo-benefício com diversas funcionalidades e portabilidade, incluindo uma grande quantidade de jogos gratuitos que ganharam grande destaque no ano passado, como Free Fire e Among Us. Fora isso, os gamers casuais possivelmente se identificam mais com as propostas dos jogos mobile, que oferecem partidas rápidas e mais acessíveis do ponto de vista de habilidades motoras, por conta da simplicidade da interface do aparelho", diz Silva. Já a duração de uma sessão de jogo costuma ser de 1 a 3 horas para a maioria dos jogadores de consoles (31,3%). No PC, a maior parte do público joga por até 1h (27,2%), embora liderem quando o assunto é ficar na frente da tela por mais de 6h, com 10,1%. A surpresa são os smartphones, onde 35% do público joga de 1 a 3 horas, mostrando que o mobile tem ganhado maturidade e obtendo jogadores mais assíduos. Cabe destacar que o comportamento do jogador é multiplataforma. Ou seja, mesmo que ele prefira este ou aquele aparelho, consome games em duas ou três plataformas.

Renda média vs. comportamento de consumo

De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2021, a maioria dos jogadores brasileiros possui uma renda média familiar de até R﹩2.090 (30,8%), seguidos por uma parcela de 30,3% que afirma ter até R﹩4.180. Este segundo grupo, por exemplo, só conseguiria comprar um videogame da nova geração se juntasse mais de um mês de sua renda sem gastar com nenhuma outra necessidade. "O brasileiro acha um jeito de jogar: estende a vida útil das gerações antigas, baixa jogos gratuitos ou se concentra em poucos títulos", conta Mauro Berimbau, professor da ESPM e consultor GoGamers.

Além disso, a PGB revela que 45,4% dos gamers no Brasil baixam apenas jogos gratuitos, devido ao preço elevado dos títulos (46,6%); às opções gratuitas que suprem suas necessidades (34,9%); e para não correrem o risco de se arrependerem pelo produto (22,7%). A maioria do público (33%) não investe nenhum valor de outra maneira com jogos, mas 32% gastam em moedas virtuais, 31,4% em itens de melhorias e 31,1% em expansões de jogos.

Escalada dos eSports e do hábito de jogar em família

A PGB 2021 mostra que 64,3% dos jogadores brasileiros já ouviram falar em eSports (esportes eletrônicos) e 55,4% afirmam que jogam ou praticam alguma modalidade. Os indicadores sugerem, nos últimos 4 anos, uma escalada do awareness dessa modalidade de jogos eletrônicos. Outro hábito que segue em crescimento é a quantidade de crianças que jogam videogame. Segundo a 8ª edição da PGB, 85,1% dos pais afirmam que seus filhos jogam, crescimento de 6,4% em relação à última edição da pesquisa. Nessas famílias, 83,8% dos responsáveis jogam junto com os menores, aumento de 13,1% na mesma comparação. "Em 2020, os pais passaram a jogar mais com os filhos, em grande parte devido ao maior tempo dentro de casa. A ascensão dos eSports também mudou a forma como os pais encaram o hobby dos filhos - não só como passatempo, mas até como opção de carreira", esclarece Camargo.



Fonte: PGB

A regularidade na remessa das vacinas contra a Covid-19 fez o município mudar a estratégia da campanha.


Vacinação. Foto: Nicollas Ornelas


A regularidade na remessa das vacinas contra a Covid-19 ao município fez Guarulhos mudar a estratégia da campanha. Em vez de reservar a metade dos lotes de Coronavac, para garantir a segunda dose do público vacinado, como vinha fazendo até o início deste mês, passou a utilizar a totalidade dos imunobiológicos recebidos desde então.


Dessa forma, do total geral de 252.463 imunizantes repassados a Guarulhos até o momento, 175.328 foram administrados até as 12h10 desta quarta-feira (21), de acordo com os dados provisórios e sujeitos a alterações do Sistema Vacivida. Os demais estão sendo utilizados para a imunização do público contemplado até agora com a primeira e segunda doses, dentro do prazo preconizado para cada uma das vacinas.


Desde o dia 20 de janeiro, data da primeira remessa enviada ao município, até hoje, Guarulhos recebeu 195.384 vacinas do Instituto Butantan (Coronavac) e mais 57.079 imunizantes da Astrazeneca (de Oxford), dos quais 29.650 chegaram ao município nesta segunda-feira (19).


Deste novo lote das vacinas de Oxford enviado, 10.520 imunizantes são destinados para a segunda aplicação em pessoas que foram vacinadas a partir de 26 de janeiro. Este público deverá tomar a segunda dose entre o final deste mês e começo de maio, uma vez que o intervalo a ser respeitado no esquema de imunização com a Atrazeneca é de 12 semanas.


Texto: Sandra Lopes / Prefeitura de Guarulhos

Dupla se orgulha dos números, parcerias, prêmios e laços construídos ao longo desta história dos filhos de Francisco


E lá se vão 30 anos desde que "É o Amor" chegou à rádio Terra de Goiânia (GO), em uma singela fita K-7 levada por Seu Francisco Camargo, pai de Zezé Di Camargo e Luciano. Três décadas depois, a canção composta por Zezé acumula mais de 70 regravações, incluindo intérpretes que a lançaram em hebraico e russo, somando mais de 1 bilhão de execuções no mundo, segundo dados do ECAD.


Hoje, 19 de abril, a dupla comemora a data que remonta aos dias que o pai passou a entupir seus colegas da obra onde trabalhava, na construção civil, com fichas telefônicas e pedidos, diretamente do orelhão, pela execução da música no rádio. Foi exatamente como o diretor Breno Silveira mostrou no filme "Dois filhos de Francisco", que levou mais de 7 milhões de pessoas aos cinemas e garantiu altos índices de audiência em inúmeras exibições pela TV.


São bilheterias como esta que a dupla se orgulha de ostentar em sua trajetória, onde não falta livro ("Simplesmente Helena", com 400 mil exemplares vendidos), musical ("Dois Filhos de Francisco", visto por mais de 100 mil pessoas nos teatros do Rio e São Paulo) e filme que representou o Brasil em uma indicação ao Oscar, sem falar em tema de Carnaval, com homenagem da escola de samba Imperatriz Leopoldinense (pelo enredo "É o Amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim") e tributo pelos históricos Bonecos de Olinda.


A discografia da dupla fala por meio de números e emoções, com mais de 40 milhões de cópias vendidas para 27 CDs e 1 EP, além de 6 DVDs. Na galeria de prêmios, os irmãos sustentam cinco estatuetas do Grammy Latino, entre seis indicações. Por vendagem de discos, acumulam 20 Discos de Platina, 15 Discos de Platina Duplo, 27 Discos de Ouro, 27 Discos de Prata e 27 Discos de Diamante.


Por três anos consecutivos (2016 a 2019), estiveram no topo da lista de artistas que mais fizeram campanhas publicitárias no Brasil, endossando assim uma forte identidade com o público.


Foto: Divulgação Assessoria Zezé Di Camargo e Luciano


Foram 20 músicas em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo e até algumas participações em cena, como em "Pecado Capital" (1999), "Chocolate com Pimenta" (2003), "América" (2005) e "Cheias de Charme" (2012).


Zezé Di Camargo e Luciano têm ainda o recorde de 500 mil pessoas em um único show, em Salvador. Em outra apresentação, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reuniram 250 mil pessoas. Eleito pela revista Veja como um dos maiores artistas do século 20, Zezé está entre os dez compositores que mais arrecadam por direitos musicais no Brasil.


Nessa estrada, tampouco faltam nomes que honram o histórico da dupla com grandes parcerias, como Willie Nelson e Julio Iglesias, entre nomes internacionais, e representantes de todos os acordes da música brasileira, de Chico Buarque a Roberto Carlos, de Caetano Veloso a Fagner, de Domiguinhos a Sérgio Reis, de Maria Bethânia a Ivete Sangalo, de Luan Santana a Nando Reis, de Chitãozinho e Xororó a Daniela Mercury, de Paula Fernandes a Exaltasamba, de Gusttavo Lima a José Augusto, de Bruno e Marrone a Raça Negra, de Marília Mendonça a Leandro e Leonardo, de Marília Mendonça a Thiaguinho..

ZEZÉ Di CAMARGO E LUCIANO em série e no mar

Projeto que vinha sendo criado para marcar os 30 anos da dupla, a série que revisita a trajetória de Zezé e Luciano teve de ser interrompida pela pandemia, mas já tem várias cenas registradas em novos duetos, como a regravação, com Thiaguinho, do hit "Dois Corações e Uma História", de 1998, e a mais nova versão de "É o Amor", agora com Luan Santana, fã incondicional dos irmãos goianos. Com Marília Mendonça, os dois regravam "Você Não é Mais Assim", de 2000.


Foto: Divulgação Assessoria Zezé Di Camargo e Luciano


Dirigido por Felipe Duram e com produção da Live Talentos, a produção tem lançamento previsto para novembro e promete honrar a trajetória da dupla. No mês em questão, também está previsto um cruzeiro que navegará nas águas do Atlântico, ecoando sucessos da dupla mais romântica do Brasil com participação de Edson e Hudson.

Que venham mais 30 anos e outras tantas histórias dispostas a celebrar cada verso, cada acorde, cada aplauso, com o mesmo amor e inspiração que Zezé Di Camargo e Luciano têm alimentado e reverberado ao longo das últimas três décadas. O prazer em estar no palco é todo deles.

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